segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Hedy Lamarr, a bela atriz do primeiro orgasmo no cinema e inventora da primeira rede Wi-Fi

Hedy Lamarr  AAPor Zém - A atriz e inventora austríaca Hedy Lamarr já foi considerada a mulher mais bela do mundo. Mas não foi apenas pela sua beleza e pelo seu desempenho como atriz que ela ficou conhecida na sua época. A sua vida poderia até dar um belísimo roteiro de filme.
Nascida em 9 de novembro de 1914, ela conseguiu o seu primeiro papel aos 17 anos num filme alemão. Em 1933, estrelou “Êxtase” (foto abaixo), filme tcheco dirigido por Gustav Machatý. As cenas de nudez protagonizadas por Hedy Lamarr nadando sem roupas no lago ou correndo foram censuradas em vários países por anos.
Hedy Lamarr 2Além dessas cenas, outra sequência escandalizou o mundo. Nela, a atriz simula um ato sexual, naquele que seria o primeiro orgasmo feminino do cinema, razão para atrair os olhares dos produtores de Hollywood.
Ficou conhecida como a Ecstasy Girl.Hedy Lamarr era Hedwig Eva Maria Kiesler e foi em Hollywood que mudou oficialmente de nome e assinou um contrato com MGM. Estreou no cinema norte-americano em 1938 com o filme “Argel” (vído abaixo)
Mas, não foi só beleza e ousadia que ela mostrou ao público. Boa matemática e famosa por ter sido casada com um industrial do setor de armamentos, tinha conhecimentos sobre o poder de fogo usado na Segunda Guerra.
Hedy Lamarr  3Aliando esses dois talentos, uniu forças com George Antheil, um compositor e pianista de vanguarda. Juntos, desenvolveram uma ideia de usar sinais de rádio emitidos para torpedos submarinos impossíveis de serem encontrados por rivais.
A atriz registrou o projeto em 1940 com seu verdadeiro nome. A patente para o chamado “frequency hopping” ajudou a criar bases para tecnologias muito conhecidas de todos nós como Bluetooth, GPS e Wi-Fi (todas conexões de rede sem fio e móveis).
Hedy Lamarr  1O Doodle desta segunda-feira (9) consiste em um vídeo (veja no final) que resume a trajetória da atriz. Com estética que remete aos padrões de 1940 e trilha sonora de jazz, a animação conta a vida de Hedy: dos filmes e do glamour ao desenvolvimento tecnológico das redes de comunicação sem fio. Ela morreu em janeiro de 2000.
Hedy Lamarr  6
Hedy Lamarr  7
Hedy Lamarr  8
Hedy Lamarr  9

2 comentários:

  1. linda foi essa atriz e talentosa ...cresci ouvindo minha mãe falar dela. são só não esperava tamanho arrojo ...fiquei ainda mais encantado não só pela beleza mas talento ...boa matéria postada

    Chapo_cp diz:

    Uma mulher verdadeiramente talentosa.

Postar um comentário