sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Dicas para melhor tomar uma cerveja

tipos-de-copos-cervejaPor Zém - Sabe aquela bela caneca congelada, branquinha, recém tirada do freezer que o garçom usa para servir o seu chope? E a cerveja 0ºC? Pois é, é uma boa evitá-las. Esses são alguns dos erros que cometemos na hora de beber uma cerva.

Regras para apreciar uma gelada parecem chatas, mas elas podem ajudar a deixá-la mais gostosa. E nem é preciso ser muito metódico para segui-las. Confira abaixo as dicas do beer sommelier e professor José Honorato, dadas ao portal G1.
Cerveja estupidamente geladaEstupidamente gelada? - Com a calor que faz no Brasil, um país tropical, é comum pedirmos a cerveja estupidamente gelada, mas segundo Honorato, isso atrapalha a degustação. “Ao consumir a bebida gelada em excesso, ou seja entre 0ºC e -1ºC, anestesiamos nossas papilas gustativas responsáveis pelo sentido dos sabores”, explica. Isso não significa que se deva tomar quente. “Uma temperatura entre 2ºC e 5ºC podemos sentir o sabor e ainda assim ter no copo uma bebida gelada”, completa.
Copo de cerveja congeladoDiga não ao copo congelado - Se alguém lhe oferecer um copo saído do congelador, é melhor recusar. Eles até são bonitos pra foto nas redes sociais, mas também podem deixar a cerveja aguada. “Nele encontramos partículas de gelo. E em contato com o líquido, esse gelo se transforma em água. E ninguém gosta de água na cerveja”, diz o especialista.
cerveja com colarinhoCom colarinho, por favor - O beer sommelier lembra que é comum escutarmos frases como “Garçom, por favor sem colarinho”, mas ressalta a importância dele para a cerveja. “Colarinho é muito bem-vindo, se não fundamental, pois ele mantém o gás, protegendo a cerveja do contato com o oxigênio e ajuda a preservar a temperatura da sua bebida”.
Lata de cervejaUse um copo... ou lave a latinha - Usar um copo é sempre preferível para degustar a bebida. “Os copos fazem com que você perceba melhor os aromas e, dependendo do formato, segura o aroma por mais tempo”, ressalta Honorato. Mas vai que você está naquele churrasco com os amigos, na piscina ou na beira da praia, e esqueceu deles. Ok, pode beber direto da latinha ou da boca da garrafa, mas lembre-se de lavá-la antes. Depósitos de bebidas podem não ser os lugares mais limpos do mundo, animais e insetos podem trafegar por eles, e assim contaminar o recipiente. Portanto, lave as latas e as garrafas antes de colocar a boca nelas.
Copos para cerveja- Existem dezenas de tipos de copos, principalmente quando o assunto é cerveja. Para as cervejas pilsen, as mais consumidas no mundo, os copos ideais são os do tipo pilsner, que aqui no Brasil são chamados erroneamente de tulipas. Esses copos possuem uma abertura larga, que ajuda na formação de espuma, deixando o gosto da cerveja mais suave.
Para um bom chope, os copos do tipo lager são ideais para manter a bebida cremosa por mais tempo, com um colarinho grande. Eles possuem a base mais grossa e impedem a transferência de calor, deixando o chope geladinho. Aqui no Brasil, o chope também é apreciado em calderetas, um copo de 350 ml.

0 comentários:

Postar um comentário