sábado, 5 de março de 2016

“House of Cards” se inspira na política brasileira

house of cards season 4Por Zém - Depois de enxergar no presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, a materialização do personagem Frank Underwood da série “House of Cards”, a mídia continua a usar a série produzida pela Netflix para decifrar o atual cenário político nacional.

Em reportagem publicada em abril do ano passado, o jornal norte-americano The New York Times afirma que a crise que atingiu o governo Dilma no início de segundo mandato tem feito o Brasil viver cenas e estratagemas políticos dignos de uma narrativa cinematográfica.
House-of-CunhaA comparação foi feita com base em análise do professor emérito de Ciências Políticas da UnB, David Fleischer. Segundo ele, os líderes do Congresso estariam se aproveitando do enfraquecimento político da presidente Dilma Rousseff para consolidar o próprio poder. Exatamente como Underwood faz na série.
Pois bem, passados alguns meses, a quarta temporada do programa estreou nesta sexta-feira (4). Aproveitando o dia turbulento no Brasil, a Netflix usou memes da política brasileira para divulgar a série nas redes sociais.
Lula na Lava Jato - condução coercitivaOntem, o ex-presidente Lula foi levado por agentes da Polícia Federal para depor em nova fase da operação Lava-Jato. Ele foi alvo de mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva. Consequentemente, comparações da série com os acontecimentos na política do país foram feitas nas redes sociais.
No Twitter, a página oficial de "House of Cards" divulgou uma carta fictícia assinada por Frank Underwood (Kevin Spacey), que na série é o presidente dos Estados Unidos. A carta começa com "Verba volant, scripta manent", a mesma expressão em latim usada por Michel Temer na carta enviada à presidente Dilma Rousseff em dezembro de ano passado.
No texto, Underwood fala que recebeu telefonemas de brasileiros e critica a imprensa brasileira e americana, misturando ficção com realidade. Outra postagem no Twitter foi reproduzida  capas de revistas brasileiras mostrando Frank Underwood.

"House of Cards" já acumula 2 Globo de Ouro e 6 prêmios Emmy. Como de costume, os 13 episódios estão liberados de uma vez, com dublagem em português. Confira no final trailer da quarta temporada.
House of Cards - 3 temporada
House of Cards
house-of-cards 1
House of Cards 3

0 comentários:

Postar um comentário